sexta-feira, 29 de outubro de 2010

E o Depois? Por Vânia Moreira Diniz

Foto de Cristina Arraes
Pensar é algo impressionante. De visão em visão animada pelo movimento como um filme, nos detemos nas coisas mais ínfimas e sabemos que se não quisermos ninguém penetrará esse mundo íntimo e maravilhoso.

Dessas imagens surgiu-me uma pergunta: Como será tudo depois da morte? Como nos movimentaremos nesse ritmo que faz de nossos dias algo inesperado?

Imagino um espaço enorme e vazio, impressionantemente cheio de paz, encoberto pela beleza etérea e incompreendida e, no entanto incrivelmente presente. Muitas vezes imaginei-me em sonhos, mesmo acordada, estar nas nuvens e conseguir permanecer naquele denso e flutuante cinza que vemos daqui de nosso planeta, sentindo inefável bem-estar tão profundo, que parecia mesmo flutuar.

Toda a vida então apareceria à nossa frente com uma precisão impressionante e o discernimento nos faria ver nossos atos e sentimentos em seus mínimos detalhes. Algo insondável e misterioso! Mas tudo isso são apenas deduções e a imaginação que se desdobra com toda a força de sua potencialidade.

A verdade é que não sabemos o depois. E isso é que gera a insegurança e por que não dizer o medo do desconhecido. Mas estive pensando longamente sobre esse mistério e cheguei à conclusão que tudo em nossa vida foi desconhecido e soubemos enfrentar com galhardia e certa despreocupação.

Aproveito então para fazer uma fantasia e imaginar um jardim lindo com flores diferentes em estilos, cores e aromas, deixando que o sol, nosso conhecido e amigo brilhe e aqueça nossos corpos, um silêncio enriquecedor a contornar tudo isso e a presença de pessoas que se foram e nós amamos.

Imaginei minha mãe chegando suavemente sendo recebida pelo meu pai, o espírito animado como sempre, aqueles olhos azuis, enormes e profundos que o caracterizaram e o sentimento profundo que os unira. Acerquei-me então deles e já não existiam lembranças que pudessem nos separar, ficamos ali juntos e felizes durante longo tempo enquanto eu absorvia a natureza etérea e pura que me fazia respirar docemente.

Não existia espaço nem limite, mas algo que eu nunca poderia imaginar. Como se tudo fosse ligado e transcendental. Como se nada pudesse mais me atingir em termos de sofrimento e matéria, mas perdurava uma insegurança quanto ao lugar que eu ficaria. Ou se seria apenas uma passagem para que fosse conhecendo as diferenças mesmo ilimitadas. Naturalmente, porém naquele momento não pensava nisso ou tinha qualquer dúvida. Só depois que saíra daquele lugar é que consegui localizá-lo. Prosseguia em minha exploração silenciosa.

Era tudo tão magnífico e diferente, as sensações que emanavam tão positivas que eu me perguntava se estaria certa. Não queria pensar naquele instante. Desejava só sentir, mesmo que ilusório, como seria “o depois”.

Vânia Moreira Diniz

http://www.vaniadiniz.pro.br/

4 comentários:

  1. Que maravilhosa introdução fazes Vânia querida, a este tema tão controvertido. Uma viagem ao imaginário nos ofereces. Sim escritora imortal, não temos respostas sobre o depois, ou além e, talvez assim seja melhor para que possamos criar, especular e transportamo-nos ao inimaginável.
    Parabéns, mto. grata pela beleza de texto !
    abraços, tua virgínia

    ResponderExcluir
  2. Adorei, e mesmo! Muitas vezes fico pensando neste assunto. Mas sua descrição é tão linda que nos traz uma paz muito profunda. Parabéns, mana e obrigada por dividir tão linda imagem de um mistério profundo e certo. beijão e saudades. Cris

    ResponderExcluir
  3. Vânia querida Amiga,grata por mais está ótima leitura! Com esse teu Magnífico texto me leva com facilidade para o mundo da imaginação... e me faz sentir que tempero principal da vida é o mistério que envolve o futuro da nossa existência
    Grata pela reflexão gostosa em tua companhia escritora imortal e muito querida

    beijinhos mais carinho da Eliana

    ResponderExcluir
  4. Vãnia querida
    Seu texto é lindo e profundo. Fala do que sentimos e não sabemos expressar porque falar da morte nos perturba sempre.
    Parabéns pelo texto excelente, para béns pelo blog mais uma vez.
    Beijos
    Maizé

    ResponderExcluir