quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Enquanto teclo

Vânia Moreira Diniz

Enquanto teclo, a janela de meu escritório aberta, posso me envolver com a natureza que me sorri. O verde cintilante de árvores e arbustos fez parte inerente de minha vida desde que cheguei à Brasília, oriunda do Rio de Janeiro cujo mar me batizou nas ondas brancas do posto seis.

Novembro chegou, o sol quente e luminoso e a primavera que continuará a levar aos nossos habitantes, beleza, esperança e amor.

Falar de amor apesar de ser um tema universalmente vivido, discutido, enunciado é complexo e extremamente difícil. E isso porque esse sentimento engloba diversas categorias. Poderemos falar do amor universal então. Que carrega todas as espécies do verdadeiro amor.

Nascemos de um ato de amor, crescemos e nos desenvolvemos vendo falar dele diariamente e para muitos, isso pode ter parecido quase uma rotina.

Sabemos, entretanto que jamais e em tempo algum esse amor sentido, capaz de doações e carinho poderá ser confundido com um hábito. Ao contrário, ele é inovador, vibrante e intenso. Quando abrigado ao calor do verdadeiro sentimento ou aquecido pela fagulha de um afeto profundo é capaz de dedicação e gestos até incompreensíveis. Nada é mais rico do que o autêntico amor.

Muitas vezes, porém, é confundido, vilipendiado e mal interpretado. Em ocasiões inúmeras, usadas como mero artefato para sobrepujar o amor próprio (fruto do egoísmo) que se impõe altivo exigindo em sua mesquinha compleição que todos ao redor o proclamem verdadeiro senhor.

Todas os formatos desse sentimento maravilhoso são tocadas de estranho e poderoso magnetismo positivo. Ele estimula, eleva e dá forças àquele que está enfraquecido por qualquer razão. Faz com que as pessoas tenham uma motivação e lenitivo para se sentirem felizes e autenticamente realizadas. Isso porque quem ama e é amado adquire uma maior força perante a vida.

Há todavia diversas formas de amor e a maioria delas pela suas próprias características exigem reciprocidade. Uma reciprocidade sadia. Sem isso não há amor, apenas uma fixação.

A única exceção é o amor de pais para filhos e principalmente da mãe. Esse é um tipo de sentimento tão excepcionalmente profundo e oriundo da verdadeira doação que independe de como os filhos possam reagir.

O que quero enfatizar agora referindo-me ao amor romântico e tão cantado é o vértice de fascinação que o encobre seja qual for o ângulo em que nos posicionemos. Analisá-lo seria difícil demais levando em conta que acabaríamos por pesquisá-lo nos mínimos detalhes. E não é isso que me proponho agora.

O que desejo realçar é a fantasia também muita importante dentro do próprio sentimento que faz com que duas pessoas se sintam atraídas e totalmente deslumbradas por alguém e não lhe atribua os defeitos inerentes e naturais.

Sem isso os sonhos tão importantes no desenrolar de uma relação romântica não existiriam e ruiriam levando com eles esperanças e ideais necessários à própria vida.

Em meio às solicitações profissionais, aos deveres inadiáveis, ao sucesso em qualquer campo da vida e a todas às solicitações importantes e mensuráveis esse lado lúdico se impõe de uma maneira absolutamente primordial. Sem ele não teríamos a nutrição do espírito e não seríamos devidamente alimentados para conduzir o lado objetivo da existência.

Mas agora quero falar de um aspecto misto de doçura e fortaleza que faz de nossa caminhada um objetivo e uma necessidade. O amor humano por quem está ao nosso lado ou mesmo distante por imposições geográficas e físicas. A quem precisamos amar ofertando um pouco de nós mesmos. Isso não fará bem somente a quem recebe, mas certamente e muito a quem oferta. É necessário, quase como um ato de egoísmo. Egoísmo positivo e indispensável.

Um olhar de amizade, um sorriso de compreensão, um gesto ameno, uma expressão suave poderá ajudar a quem está atravessando momentos difíceis.

Isso sem falar do amor do amigo que anseia para que o outro seja feliz, estimulando-o na hora certa e consciente de seu carinho necessário. O que une as pessoas independentes de sangue ou pátria é o amor e na amizade temos esse divino recurso: Podemos escolher.

Para cada tipo de amor existem demasiadas formas de sentir e nos transportarmos. Se fôssemos pensar nisso talvez não houvesse tempo para a maior adversidade que a vida pode impor a alguém que é qualquer tipo de mágoa nociva. Ela aniquila, devasta e torna as pessoas inseguras e enfraquecidas.

E o amor se imporá sempre vitorioso porque muito mais denso fantástico e dominador. O outro lado sempre existirá em nosso planeta para que possamos sentir o poder do verdadeiro amor: Magnânimo, irresistível, fascinante e desesperadamente poderoso.
Vânia Moreira Diniz

3 comentários:

  1. Enquanto teclas Vânia querida e te embriagas com a vegetação, teu pensamento nos leva cordialmente, a analisar os tipos de amor, suas nuances e riqueza. Tens o dom da palavra minha querida e por esta razão conquista leitores e admiradores que passam a amar-te sinceramente.
    Parabéns !
    abraços agradecidos de tua virgínia

    ResponderExcluir
  2. Vâninha querida Amiga e Escritora tão ternurinha!
    Parabéns pelo rico e maravilhoso texto!
    Grata sempre...
    Para mim...mais um delicioso momento em que tua inspiração me leva a passear pelos significados do amor...
    Com a natureza tuas palavras ganham vida
    interagindo com a primavera...
    E amorosamente nos guia para a essência verdadeira desse forte sentimento!
    Gratificante te ler PoetAmiga querida

    beijinhos carinhosos da Li

    ResponderExcluir
  3. Olá mana! Parabéns por seu texto mais uma vez. Falar de amor, natureza, ninguém melhor que você. E imagino a cena, cena que vivi a poucos dias. Quando estávamos junta aí em sua casa. Natureza linda, casa que acolhe, amor que flui. Beijo grande, te amo muito. Cris

    ResponderExcluir