terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Poesia

Vânia Moreira Diniz
O tempo caminhou. Não mais aquele sonho, mas a presença da alegria e do encanto especialmente inspirador. Tudo parecia um conto de fadas quando a menina começou a crescer. E quanto mais crescia a presença da realidade não caminhava no mesmo ritmo. Ela tinha a sensação que vivia momentos intercalados, muito intensos e inexoravelmente irreais. Não sabia precisar onde estava, porque viera para esse mundo e as razões. Mas amava explorar com olhos brilhantes a perseverante natureza, bela e aconchegante como se ali fosse uma casa ofertada por um Deus indefinido.

Os dias corriam, a passagem era por vezes áspera, porém havia debaixo dos grilhões que machucavam seus pés, uma maciez protetora e amena que a fazia andar mais célere em direção à sua meta.

Tudo era tão subjetivo que não sabia se vivia, cumpria uma finalidade ou deixava-se arrastar dolentemente. Até que encontrou sua própria alma e pode captar o sentido do que antes não soubera compreender: A poesia. Ela ali estava iluminando seus dias, esquivando o mal, e completando o sentido de uma existência, bem como dos vôos quase literais em busca de realização. A poesia sublimava quaisquer momentos difíceis ou ásperos ou irônicos e cicatrizava as feridas que às vezes teimavam em reabrir.

A poesia permitia suas buscas, perdoava suas imperfeições e reestruturava o sentido da vida afastando as dúvidas e erguendo-a nas eventuais quedas dolorosas. Só ela conseguia elevá-la na frágil dignidade humana e nos fracassos inconseqüentes.

Sempre convivera e tivera como companheira a poesia, só que naquele momento tinha a consciência iluminada da fortaleza terna, do vigor que nascera e ia um dia morrer com ela.

Por causa dela estava ali, com os olhos de frente para o sol, em convivência com a luz das estrelas, sabendo definir a cor do céu e pairar entre nuvens brancas e macias. E por causa dela se aninhava no solo verde de capim macio, admirando como irmãs as flores que lhe comunicavam segredos, as folhas que lhe davam esperanças, os lagos e rios que lavavam seus machucados na água corrente e o mar gigante e esplendoroso captando cada momento e transmitindo o eco de sua voz majestosa num murmúrio sedutor.

A poesia expressava também sua harmonia no canto dos pássaros que lhe faziam bem e na musicalidade das notas rítmicas que lhe acalmavam. E representava o seu universo total tanto físico como anímico.

Assim ela cresceu, tornou-se mulher, compartilhou das sensações as mais estranhas e profundas, amadureceu e se envolveu para sempre na poesia que jamais a deixaria cair inerte nem permitiria que ela não atingisse o sonho maior e mais profundo.

Esse sonho que era compartilhado envolto na inspiração que não a deixaria fenecer, mas ao contrário lhe daria as mãos constantemente e se misturaria aos anseios de seu coração.

A Poesia, companheira, irmã, reflexo de sua alma e que não a deixaria morrer jamais.
Vânia Moreira Diniz

4 comentários:

  1. Vaninha este teu texto, tão delicado e repleto de fig. impressiona e comove. Grata por postá-loo aqui. É um elogio à Poesia e um manifesto ao desabrochar da subjetividade na segurança de deixa-se levar pelo anímico em cada um de nós.
    Bravos.
    abraços gratos tua virgínia

    ResponderExcluir
  2. Vâninha minha querida Amiga,
    Grata por mais este passeio por sua doce inspiração...sua essência é toda poesia!
    Fala com propriedade desse encanto que a poesia exerce em nossas vidas.
    A ternura com que nos envolve com esse texto é Maravilhosa!
    Linda a imagem que nos deixou!
    Grata sempre Poeta querida
    Te admiro muito mesmo!
    Beijinhos de super carinho
    da Li

    ResponderExcluir
  3. Mana querida, este texto só poderia sair de sua alma sensível e poética. O leitor de um poeta pode se embrenhar por tudo, mas no meu caso, vejo você que sempre admirei desde pequena. Conheço seu olhar e no texto está descrito, uma pessoa que amei desde meus primeiros anos. Parabéns mana, nenhum texto poderia ser mais delicado, poético e chegar tão perto ao coração do leitor. beijos grande.
    Cristina Arraes

    ResponderExcluir
  4. Vânia Moreira Diniz
    A POESIA, é você , tua alma, teu ar, teu sorriso, tudo em você fala e reflete A POESIA.
    Sua alma nasceu poeta, esse dom que Deus lhe concedeu e que vive a nossa volta nos brindando com seus textos e poesias divinas.
    PARABÉNS, com admiração e respeito,
    Efigenia Coutinho

    ResponderExcluir