sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Rio de Janeiro









O lugar onde a gente nasce é muito importante. Foi onde a gente cresceu, criou raizes e aprendeu de nossos pais e educadores nossas primeiras noções de cidadania, amor ao próximo, valorização da vida como bem maior e dádiva de Deus.

Aprendemos também, em nossos primeiros anos escolares, sobre animais e como lutam pela sobrevivência, matando para comer. Não estamos fazendo o mesmo? Matamos com a violência, matamos com a miséria, matamos por total desprezo às comunidades carentes, aos moradores de rua? E como ele vão sobreviver? Isto nós sabemos.

Vejam agora nossa cidade, Rio de Janeiro, tão linda e tão amada. O que está acontecendo com ela? Ônibus incendiados, polícia na rua tentando retomar espaços, estabelecer a ordem.

É hora de enfrentar, sim, mas também é hora de reflexão.

Como andamos tratando o que não têm tantas oportunidades? Que Deus ilumine nossos governantes e nosso povo. É tempo de enfrentar a violência impune, mas também é hora de enfrentar a ausência de chances para pessoas que se vêem sem escolhas. É hora não só de construir escolas nestes espaços recuperados, mas escolas de verdade, onde se possa formar e informar cidadãos de amanhã.

É hora de valorizar o professor, como instrumento de mudança de uma sociedade.

Coloquei umas imagens de nossa cidade, ela é linda, incomparável, diz meu coração carioca. Amo esta cidade, com todas as forças e almejo que ela possa se transformar numa cidade realmente de todos os cariocas. 

Vamos Rio de Janeiro, vamos construir um novo amanhã.

3 comentários:

  1. minha irmã,
    Que saudade! E você tem toda a razão quando declara:
    " É tempo de enfrentar a violência impune, mas também é hora de enfrentar a ausência de chances para pessoas que se vêem sem escolhas. É hora não só de construir escolas nestes espaços recuperados, escolas de verdade, onde se possa formar e informar cidadãos de amanhã."
    Com saudade e carinho
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Cristina querida, teu texto emociona, uma mensagem de esperança nestes tempos difíceis. Sabemos porém q. para melhorar é preciso ir ao fundo do poço, ao limite , à meia noite, creio que q. a cidade maravilhosa chegou a este ponto...o ponto de mutação, logo virá a madrugada e o amanhecer.
    Esta foo do morro da urca , bairro em que vivi no RJ, mexe demai comigo. saudades.
    parabéns escritora e poeta de meu bem viver.
    abraços, tua virgínia

    ResponderExcluir
  3. Belíssimas as fotos Cristina...realmente tua cidade é Maravilhosa! Tive o prazer de conhecer
    e fiquei apaixonada pelo encanto que ela inspira!
    Ótimo e emocionante teu texto! Que teu carinho, cuidado e vontade de trabalhar para o bem da Linda Rio de Janeiro contagie os demais cariocas
    Grata por compartilhar

    beijos com carinho e admiração da Eliana

    ResponderExcluir