quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

De mãos dadas

Vânia Moreira Diniz

Vejo como os dias desse ano foram rápidos, embora difíceis em certo sentido para muitos. E com notícias tristes ou alegres, mas principalmente enfatizadas aquelas, que mostram sofrimentos ou dor. Poderíamos simplesmente pensar em esquecer esses fatos, e procurar usufruir apenas as coisas maravilhosas que nos aconteceram.
Sim, isso seria possível se não víssemos o quadro de sofrimento e amargura que se nos apresenta, principalmente para aqueles que tentam fazer uma visita à periferia das cidades. E observar logo que chegamos, a devastação que nos cerca inexoravelmente.
Esse espetáculo sempre me impressionou e jamais consegui me acostumar, com a barbaridade da miséria, falta de recursos médicos, ausência de perspectiva, que se estampa nas pessoas que sofrem essa carência e a dignidade de uma vida, com mínimos recursos de que carece a população
Nunca, por mais que eu viva poderei entender porque o social, não seria a primeira providência dos governos que já passaram por esse país. Não me digam que não poderão realizar mais. Por favor, não me venham com essa desculpa, quando é possível fazer tudo para mordomias, viagens, cargos altos, aumento no serviço público apenas para poucos privilegiados. Sim porque, na verdade, a grande massa de servidores públicos está numa situação calamitosa.
Desde pequenina ouço falar na melhoria que se deve dar ao pessoal mais necessitado e desde os 12 anos que trabalho com esses meus irmãos necessitados. E só vejo aumentar a fome e a devastação completa. Pelo menos naquela época ainda ficávamos estarrecidos ao observamos uma cena de miséria e de morte em nossos irmãos de caminhada, por desnutrição e falta de alimentos.
É certo, temos direito de usufruir nossas alegrias e vida confortável, as glórias e o sucesso, vitórias e realizações, felicidades, amor, paixão, loucura, dias maravilhosos, o sol a brilhar, as chuvas fertilizadoras, os divertimentos, tudo que nos foi concedido. E como gosto de curtir cada dia da minha vida!
Só não podemos esquecer que uma palavra, uma ajuda a quem nos está próximo já contribuirá para menos sofrimento. Eu sempre digo que se todos ajudarmos a quem está ao nosso lado, formaremos uma corrente material e interior. Estimulante para que existam menos tormentos.
O ano já cumpriu quase todos os seus passos e nossos propósitos deveriam ser de revolta pelo povo que está sendo ofendido com ameaças de ultrajes aos direitos humanos, brutalidade hedionda e guerra urbana, a devastação mais humilhante e degradante que a humanidade pode passar ou sofrer.
Quando pessoas por quaisquer razões são capazes de se matarem impiedosamente, como poderá haver um momento de solidariedade e amor voltado para nossos excluídos? Se não lutamos contra esse tormento como conseguiremos encarar com lealdade ou meiguice, o rosto de uma criança ou pedir que ela nos siga os passos?
Como podemos até mesmo falar de ecologia quando seres humanos estão sendo maltratados e vilipendiados no que de mais sagrado existe, que é a preservação de sua própria vida? Como podemos olhar com indiferença tanto barbarismo? Tanta maldade?
Dormiremos com mais tranquilidade se estendermos as mãos sempre para quem precisa de nós e isso inclui pessoas que estejam no momento, sofrendo qualquer tipo de dor. Temos que pensar que a vida é provisória, que tudo passa, e que para sermos realmente felizes teremos que caminhar de mãos dadas.
De mãos dadas, sempre, de mãos dadas!
É a única forma de nos sentirmos realmente humanos!

Vânia Moreira Diniz

9 comentários:

  1. Comentário do Presic=dente Nacional da ALB Dr. Mário Carabajal:

    Minha amiga e escritora, Filósofa Univérsica, Imortal, Dra. Vânia Diniz - Ph.I.

    - quando leio seus artigos, confirmo a assertiva do título de Doutora em Filosofia Univérsica dedicado a tão nobre humanista e sensível escritora.

    Permita-me o Dr. Paulo Diniz, sou apaixonado por seu interior. Que belo e puro Ser habita em seu interior.

    Certamente haveremos de colocar um tijolinho na reedificação das realidades sociais. Parabéns!

    Permita-me você, também sou apaixonado pelo nosso escritor, Dr. Paulo Diniz. Recentemente, ao deixar Porto Alegre em direção ao Nordeste, São Luís, onde encontro-me, mostrei o livro do doutor Paulo para amigos e escritores gaúchos. Sou seu grande admirador! Que profissionalismo e exemplo de uma cultura literária técnica-profissional. Simplesmente fantástico!

    - escritora Vânia, seu equilibrado, justo e sensível artigo, encontra-se no site da ALB, na primeira parte superior.

    Continue com essa alma linda!

    Um forte, eterno e Imortal abraço!
    Amigo
    MCarabajal

    ResponderExcluir
  2. Comentário da Poeta Eliana Faro Valença

    Um texto belo e comovente Vâninha querida! Um chamado para a solidariedade
    verdadeira...em tuas palavras a generosidade é latente e nos impulsiona a seguir
    o teu exemplo...De mãos dadas sempre Poeta muito querida!
    Que teu chamado alcance todos os cantinhos do nosso rico planeta!
    Grata por tua terna presença Vâninha
    beijinhos com Amor da Li (Eliana Faro Valença)

    ResponderExcluir
  3. Comentário do Escritor Francisco Simões

    Prezados amigos e amigas,
    Tenho muita satisfação em repassar para vocês este magnífico artigo de minha boa amiga Vânia Moreira Dinis que vocês já conhecem bem. As qualidades de Vânia e suas atividades eu tenho divulgado e muito por merecimento dela, carioca, mas que vive em Brasília há muito tempo.
    Leiam, por favor.
    Abraço do amigo
    Francisco Simões.

    ResponderExcluir
  4. Comentário de Orlando Barcellos
    Amigo Simões

    Parabenize, por favor, a Vânia Moreira Diniz por este magnífico artigo: De Mãos Dadas

    Abraços
    Orlando Barcellos

    ResponderExcluir
  5. Comentário da Escritora Maria Lindgren

    Vânia querida
    "De mãos dadas sempre" é o que se pode fazer de mais bonito. Seu texto me emocionou porque não faço nada parecido com o que você faz em termos de solidariedade. Tenho, é claro, muitos problemas para justificar-me, mas...
    Beijos e obrigada por texto tão encorajador.
    Maizé (Maria Lingren)

    ResponderExcluir
  6. Vaninha querida uma satisfação ler-te e sorver nas entrelinhas a imensa hunidade q. em ti habita.Ética, sabedoria em texto comovente.
    abraços de leitora e amiga agraciada com tua existência na minha.

    *virgínia além mar

    ResponderExcluir
  7. Mana, como é importante o que você escreveu e a verdade se destaca em cada palavra. Lamentável estarmos neste grau de violência contra o maior presente que podemos ter, a vida humana. Nunca será pouco falar cada vez mais, como você o faz. Dói, dói muito, em cada coração que enxerga o outro como irmão de caminhada. E como diz também nesta crônica, devemos fazer pelos que estão perto. Aí está um dos diversos atalhos. Te admiro muito mana. beijão. Cris

    ResponderExcluir
  8. Querida e estimada escritora Vânia, ler sua mensagem acima, foi um presente ao presente dia, agradeço a você e a Deus, por poder ter estes momentos tão especiais de rara reflexão sobre a vida vivida, obrigada .
    Aproveito para também deixa a você e todos deste espaço , um
    NATAL DE LUZ

    Efigenia Coutinho

    ResponderExcluir