terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Melancólico Encerramento Por Vânia Moreira Diniz


Estou de luto. Estou decepcionada realmente por acontecimentos que interceptam os passos de nossa literatura. Isso aconteceu durante a semana que passou.

Montei bibliotecas em diversos lugares da capital da República para que as pessoas pudessem ter o prazer de uma boa leitura e até de trocar ou levar para casa um livro. Seria mais uma oportunidade de intercâmbio cultural principalmente para aqueles que não têm oportunidade de ter contato com os livros.

Uma das bibliotecas era localizada numa Farmácia cujo dono eu conheço há bastante tempo e que depois de uma larga experiência resolveu abrir sua própria farmácia. Esse farmacêutico amigo ficou entusiasmado com a possibilidade de oferecer aos seus clientes os livros que eu selecionara de minha própria casa. Era um ponto de curiosidade e apoio para todos que frequentavam a farmácia e enquanto esperavam ser atendidos.

Muitos iam lá apenas para trocar ou devolver os livros que haviam levado.
Isso aconteceu há quase três anos e ficamos encantados com a difusão da literatura e artes num ponto em que as pessoas geralmente chegam por vezes deprimidas com os próprios males.

Essa semana recebi um recado de Walmir, o farmacêutico responsável que recebera uma visita da Vigilância Sanitária e que o ameaçara de multar a farmácia pela presença dos livros. Ele argumentou que os mesmos estavam ali apenas para serem lidos e já faziam parte do interesse dos clientes.

O que terá o fiscal identificado de tão mal nos livros ali depositados? Seria ácaro? Seria poeira?Não acredito nesse argumento, pois como sabemos todos os medicamentos são hermeticamente fechados às vezes até com dificuldade de abri-los e invariavelmente contém a bula de papel. Este não seria um indutor para a produção de ácaro, assim como o seu invólucro e a sua caixa de papel?.

Tenho convicção de que faltou ao agente público sensibilidade para a sua decisão.É importante ressaltar que a este fiscal cabe verificar as irregularidades e por elas propor correções.Não creio, no entanto que o livro fizesse parte delas.

Tive que agir no prazo de cindo dias dado pela Vigilância Sanitária e fechei tristemente o Espaço Cultural posicionada num cantinho da farmácia, recolhendo os livros que tão cuidadosamente escolhera para o deleite dos clientes.

A insensatez fechou uma porta extinguindo uma mini biblioteca, mas a nobreza de atitudes do grupo Gazal dirigido pelo conceituado Empresário Antônio Matias recebeu os livros de forma imediata para a colocação em biblioteca por ele mantidas.

Respeitei a ordem da Vigilância Sanitária cujo trabalho sempre admirei lamentando esse episódio e principalmente a atitude radical de suas decisões, retirando friamente uma biblioteca já tão necessária ali naquele ambiente.

Há certos momentos na vida que precisamos usar o discernimento e a humanidade mesmo em regras absolutamente precisas mesmo porque tenho certeza que os livros ajudavam as pessoas e já era um ponto de encontro também com as letras.

Estou de luto, mas realmente feliz porque ainda existem pessoas que compreendem o valor da leitura. Agradeço ao Farmacêutico Walmir seu carinho para o nosso espaço cultural que se extingue ali tão melancolicamente.
Vânia Moreira Diniz

21 comentários:

  1. Mensagem do Escritor Elias Daher
    Oi Vania
    o artigo está publicado no endereço
    http://www.sindescritores.com.br/artvania01.htm

    Elias Daher
    Presidente do Sindicato dos Escritores do DF

    ResponderExcluir
  2. Mensagem do Escritor Francisco Simões
    Repasso a vocês este Comunicado da amiga Vânia Diniz, cujas qualidades e atividades, inclusive culturais e sociais, abrangendo um amplo leque de áreas vocês já conhecem pelo que dela tenho dito sempre, inclusive nos meus convites de crônicas que entram na minha coluna no ESPAÇO ECOS.
    Eu não me surpreendo com a atitude do tal fiscal pois sabemos que o nosso Brasil deve estar perfeito no que se refere à educação, incluindo livros e professores, e quanto à saúde, ou à fiscalização sanitária, o referido senhor deve se sentir o dono da suprema verdade ao tomar aquela decisão estapafúrdia. Minha opinião.

    O farmacêutico não vendia livros, apenas os deixava ali para seus clientes que quisessem ter acesso aos mesmos, enquanto esperavam ou para os levar, ler e devolver dias depois. Mas o rigor da "fiscalização" superou as abismais necessidades de livros e de leituras facilitadas pela iniciativa de Vânia Diniz e do seu amigo, o farmacêutico. Confesso que também me sinto de luto, como brasileiro. Sem mais comentários.

    Abraço entristecido do amigo
    Francisco Simões.

    ResponderExcluir
  3. Mensagem da Escritora Cristina Arraes

    Mana, fiquei triste também com este final. Acompanhei de perto o nascimento deste projeto. Junto-me a você neste momento, até porque as coisas não precisam ser tão radicais. Regras às vezes impedem o desenvolvimento humano, o convívio, a alegria. Mas que bom que estes livros, que foram escolhidos com tanto carinho, foram utilizados em outros espaços. Fica a saudade de um projeto bonito, mas você é uma escritora que jamais deixará que fatos como estes impeçam que sua alma poeta vislumbrem novos caminhos. Vamos em frente!!!
    beijos
    Cristina Arraes

    ResponderExcluir
  4. Amiga Vânia Diniz, entendo sua tristeza e assino meu nome em baixo na sua indignação, mas sinceramente acredito, que não é este lamentável episódio que a fará desanimar, pois definitivamente não faz parte do seu perfil de mulher lutadora!

    Pois não é a toa que todos ao seu redor a admiram e a amam tanto.

    Passemos juntas por mais esta prova. As provas fortalecem nossas armas e juntos conseguiremos levar a mensagem. Conte com minha humilde pessoa que fielmente a admira por sua nobreza de alma.
    Mensagem da Escritora Érwelley de Andrade
    Se puder fazer mais para que outras pessoas saibam do acontecido, conte comigo.
    Estarei aqui sempre.

    Abraços....
    Érwelley Andrade

    ResponderExcluir
  5. Comentário da Escritora Urda Alice klueger
    Vânia, minha querida:
    Esta é, realmente, uma notícia triste. Meu apoio incondicional à sua dor e ao seu luto - e que essa gente que provavelmente não teve
    a chance da instrução possa repensar a situação e permitir que aquela farmácia volte a iluminar-se com a sua biblioteca!
    Muito carinho,
    Urda Alice Klueger

    ResponderExcluir
  6. Estou solidário com o sofrimento da Vânia. De fato uma medida desastrada desse fiscal. Só temos a lamentar uma atitude tão retrograda.

    Temos a tirar de positivo desse triste episódio, a atitude mui digna do grupo Gazal que acolheu os livros retirados da farmácia.

    Abraços também entristecidos do

    Leitor amigo

    Orlando Machado Barcellos

    ResponderExcluir
  7. Comentário da Escritora Ridamar Batista

    Vânia
    Será que não temos como reverter esta situação? E quem sabe fazer dela um estandarte?
    O Brasil está mudando.Vamos correr atrás de nossos direitos de mostrar a arte onde nós quisermos?
    Vamos falar bem alto?será que o Correio Brasiliense não nos pode dar uma mão?
    Precisamos de um meio de comunicação que acredite em nós.Vamos fazer barulho com esta notícia dolorosa?
    Quem sabe acontece?Precisamos de alguém que nos apoie.
    Um jornalista, quem sabe? eu não quero dormir com esta na cabeça.
    Ridamar Batista

    ResponderExcluir
  8. Comentário da Escritora Stella Mello

    Querida Vânia, lamentável esse fato ocorrido.
    Você falou bem, a falta de sensibilidade do funcionário, e talvez mesmo de seu(s) chefe(s), cria um problema como este. Mas,
    nós sabemos, a grande maioria dos políticos (i)letrada avança com unhas e dentes contra a cultura para o povo. A luta pela expansão
    da cultura, mesmo que seja de pequenos e simples folhetos com alguma poesia, "fere" a ética dos interessados em que nossa gente
    seja guiada somente pelas barbaridades de ignorantes que enchem a cabeça do povo com BBBs. Isso, sem falar nas polpudas rendas
    que saem do minguado trabalhador para enriquecer essa maioria antipatriota.
    Mas nós sabemos, nada como um dia após o outro.
    Beijos, e avante, amiga.
    L.Stella Mello

    ResponderExcluir
  9. Comentário da Escritora Scyla Bertoja
    Querida Vânia
    Também não entendo essa atitude da Vigilância! Acho que, se existe algum entrave abrigado pela legislação municipal específica
    do setor, deve haver um meio de corrigi-lo, contando para isso com a boa vontade dos vereadores da tua cidade, que são, em última
    análise, as pessoas que fazem as leis municipais. Oficinas gratuitas e bibliotecas em todos os locais onde for permitido, é um dos


    caminhos para se criar o hábito da leitura no povo brasileiro, que, se sabe, só proporciona crescimento intelectual, informação,
    formação de valores, cultura, enfim. Desejo que este mal entendido seja desfeito.
    Abraço,
    Scyla Bertoja

    ResponderExcluir
  10. Comentário da Escritora Silvana Guimarães

    fiquei horrorizada com o que ocorreu com a biblioteca da farmácia de Brasília, que a Vânia alimentava com carinho.
    Atitudes dessas não são apenas desoladoras. São desanimadoras.

    Um beijo e boa semana!

    Silvana Guimarães

    ResponderExcluir
  11. Comentário da Escritora Meireluce Fernandes

    Que loucura! Amiga!

    São as “coisas” que não consigo entender no nosso País. Ainda bem que existe um Grupo Gazal!!! BRAVO!

    Um beijão, da amiga,

    Meireluce Fernandes

    ResponderExcluir
  12. Comentário da Poeta Eliana Faro Valença

    Vâninha minha Linda, assino embaixo ao que a nossa querida Virgínia tão
    brilhantemente escreveu...pois não consigo entender e nem ser sensata diante
    algumas ações autoritárias... e reforço o que nossa Amiga Virgínia disse...Teu trabalho
    em prol da literatura nunca é em vão..a idéia foi semeada no coração das pessoas
    que faziam uso dessa biblioteca...a idéia floresceu...mesmo que em outro local
    Grata pelo trabalho Lindo e incansável para melhorar o viver dos menos favorecidos
    Parabéns Vâninha querida!
    beijinhos com carinho infinito da Li que te Admira muito.
    Eliana Faro Valença

    ResponderExcluir
  13. Comentário da Escritora Virgínia Além mar

    Querida Escritora Imortal e amiga de tantos anos Vaninha, um ciclo se fechou, diz a sabedoria popular que quando uma janela se fecha uma porta se abre...( mais ou menos)

    Caos e cosmo conjugam-se nesta jornada tanto literária como na vida. Sim seu luto terá um tempo, agora também é de nosso conhecimentos que as leis foram feitas para os homens e não o contrário... Teu trabalho, empenho jamais é em vão sementes ficaram, amizades foram criadas e teu texto denuncia a insensatez que por vez tem seu papel no jogo de sombra e luz . Abraços fraternos da tua leitora e manamiga,
    Virgínia Além mar

    ResponderExcluir
  14. Comentário do Escritor e Poeta Jorge Amâncio

    Caríssima Vânia
    triste retornar aos trabalhos com essa notícia.
    Creio que a causa sairá fortalecida, o livro é cura e a cura é o remédio.
    Um
    axéBraço
    jorge amancio

    ResponderExcluir
  15. Comentário da Escritora e Poeta Madalena Barranco

    Vânia, querida, eu lamentei muito o encerramento da biblioteca da farmácia...
    Mas, os livros seguirão seu curso e continuarão chegando aos olhares amáveis de seus leitores.

    Beijos, fique bem
    Madalena Barranco

    ResponderExcluir
  16. Vânia, fui lendo seu texto e sentindo uma dor profunda na alma,
    o ser humano perdeu sua identidade, onde a alma já não consegue
    separar a realidade do bem, é uma atitude inadmissível
    o que fizeram na farmácia que divulgava livros aos seus clientes.
    Chocante atitude.
    Receba minha solidariedade ao fato,
    com afeto,
    Efigenia

    ResponderExcluir
  17. Mensagem do escritor e Poeta Jorge Amâncio

    Caríssima Vânia Diniz
    Postado no
    ttp://poemacao.blogspot.com/
    Um AxéBraço
    jorge amancio

    ResponderExcluir
  18. Mensagem Joyce Cavalccante

    SÓ HOJE VI ESSE E-MAIL, VANIA. EU ESTOU CHOCADA. É RIDÍCULO. MEU DEUS. BEIJA PRA VOCÊ. JOYCE CAVALCCANTE
    Presidente da Rebra

    ResponderExcluir
  19. Prezada Vania,

    fiquei desolada com a notícia que nos mandou. Uma pena ! Achei a idéia genial, poderiamos adotá-la em nossas cidades. Parabéns!

    Abraços da

    Sonia Sales

    ResponderExcluir
  20. Vania,
    Me compatibiliso com voce.
    O problema estah na cultura...
    Beijocas,
    Val Beauchamp

    ResponderExcluir
  21. mensagem da Escritora Izaura Franco

    Esta mensagem foi encaminhada pelo contato do Portal Vânia Diniz
    Olá Vania, conheci você pela REBRA, fiquei feliz de ver a sua luta pelo livro e ao mesmo tempo sofri junto, com a impossibilidade de colocar livros para emprestimo em alguns pontos que você havia conquistado. Sou editora em Goiânia e tenho a mesma missão que você, tornar escritores conhecidos, mas disponibilizar livros nas livrarias não garante que os autores serão lidos, e eu aqui fico buscando novas maneiras sempre. Só queria lhe parabenizar pelo trabalho e dizer que não esmoreça, a luta é diária, mas a conquista é crescentes e no final só vamos contar vitórias nem vamos nos lembrar das batalhas.

    Um abraço

    Izaura Franco

    ResponderExcluir