terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da mulher


Vânia Moreira Diniz

Apesar de querer batalhar cada vez mais pelos direitos que nossa classe sonha de forma profunda e verdadeira, acho que acima de tudo isso, como digo sempre, está o fascínio da mulher.

Quando nasci, fui recebida segundo eu soube com o carinho que se deve a uma mulher. Meu pai sonhava em ter uma filha do sexo feminino e torcia para que para a satisfação desse desejo. Isso foi o que me lembrei ao acordar hoje, recordando palavras do meu próprio pai, há muitos anos atrás. E fui crescendo com aquele senso, que a mulher era algo especial. Na minha família o era, mas aos poucos percebi o quanto a minha categoria poderia ser desrespeitada, quando via, lá fora, acontecimentos e fatos que me perturbavam.

Fui crescendo ao sabor dos contrastes. Na minha casa, embora tivesse conflitos com meu pai, ele jamais foi capaz de levantar a mão para mim, embora o fizesse com meus inúmeros irmãos.E vi muitas vezes meu avô falar, que o mundo só ganharia em progresso e estabilidade, quando uma mulher liderasse o universo.

Minha cabeça dava voltas ao perceber, quanto as mulheres ainda, apesar das evoluções e lutas que se processavam, sofriam com uma subserviência, velada, mas verdadeira, e que existia até nas atitudes menos objetivas, num mundo que parecia não querer acatar esse desenvolvimento. Nem mesmo as leis favoreciam a nossa classe, tão atrasada estavam e a sociedade, de certa forma, aprovava esse caminho.À medida, entretanto que eu crescia começava a sentir um movimento mais e mais vigoroso nesse progresso consciente, que a mulher empreendia. Éramos na verdade uma das categorias excluídas pela falta de verdadeiro horizonte, pelas limitações que eram impostas e preconceitos que machucavam.

Experimentava esse sentimento quando olhava o mundo exterior, que eu queria abraçar cedo e com veemência.E meus pais, embora evoluídos por uma educação que não conferia á mulher certos liames, mesmo assim queriam segurar aquele halo de liberdade intensa que eu almejava.

Não queria só compreensão, respeito, admiração, cultura e participação dentro do meu meio compreensivamente positivo. Almejava ir ao encontro de meus ideais, sonhos, talvez utópicos, mas que existiam em mim.Fortes e incontroláveis!

Com o passar do tempo fui encontrando razões para crer na supremacia ou pelo menos na igualdade que íamos adquirindo paulatinamente. Ainda garota, pude perceber, que era justamente o lado econômico e a luta pela sobrevivência que ensejariam reais oportunidades à mulher. Desde que nós soubéssemos recebê-las! Desde que com essa liberdade adquirida, conseguíssemos administrá-la e saber o que fazer dela.

Hoje tenho convicção, que é mais uma questão de tempo. A nossa classe já tomou conta de todo um mundo, e lidera em várias posições, que jamais os homens pensariam ceder-lhe. È claro que ainda existe preconceito, dúvidas, discriminações, inseguranças, maltratos, brutalidades e principalmente a fragilidade da mulher menos favorecida pela fortuna e pelos conhecimentos, e que ainda não está preparada para isso.

No dia Internacional da mulher, 08 de março, quero poder sentir cada vez mais que transformamos em realidade, os motivos pelos quais empreendemos batalhas, cujo estandarte era sempre conseguir tornar-nos fortes o suficiente. Lutando por um país justo e menos sofredor, e por uma população que consiga também usufruir esses momentos de vitória.

Sinto à minha volta, os fluidos de positividade e vigor que me acompanharam na infância, e nessa oportunidade, comemoro os dias que sobrevieram sempre com uma luz a indicar o caminho certo.

Apesar de querer batalhar cada vez mais pelos direitos que nossa classe sonha, de forma profunda e verdadeira, acho que acima de tudo isso, como digo sempre, está o fascínio da mulher. Um fascínio que ela não pode deixar morrer.Esse fascínio que faz parte de nossa individualidade, da alma e corpo em perfeita harmonia.

A maior e mais deslumbrante qualidade que deveria rondar qualquer mulher.Sem isso, não adiantará vitórias e conquistas porque estaremos abortando a mais vicejante potencialidade que possuímos. Só conservando-a teremos a força e a esperança nos combates empreendedores, que tornarão essa data mais esfuziante em sua justa comemoração.

9 comentários:

  1. Mana, é tudo isto que você disse. Acho que nada mais a acrescentar ou seria repetitiva. Nasci, como você, neste mundo, somos irmãs. E ainda tive o privilégio de que você tenha também me recebido no meu nascimento. Não lembro de nada em minha vida, que você não estivesse presente, quando não fisicamente, mas sempre com o coração, me incentivando, dando-me apoio, com carinho e energia. É justo que comemoremos juntas este dia, desta parcela da humanidade tão respeitada por nosso pai. Beijo grande e parabéns por tudo que você é.Cris

    ResponderExcluir
  2. Minha mana,
    Suas palavras me fazem lembrar como num filme os acontecimentos de nossa vida, o dia glorioso que você nasceu e o nosso caminho juntas.

    Você não imagina como ficou colorido para mim o dia 14 de dezembro daquele ano maravilhoso e como mesmo sem compreender totalmente olhava para o horizonte através de sonhos.

    Estaremos sempre juntas, minha irmã!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Escritora Urda Alice Kueger enviou o comnetário:

    LINDO, VÂNIA, LINDO LINDO LINDO!

    ResponderExcluir
  4. Muito bonito!
    A mulher é mesmo a mais bela obra do criador.
    Abç

    ResponderExcluir
  5. Mensagem dO Escritor Paccelli Zahler:

    Vânia,

    Um belíssimo depoimento que até eu me senti homenageado, afinal de contas foi uma mulher que me trouxe ao mundo e com outra mulher eu convivo há 19 anos, além de ter crescido com duas irmãs e ter sido cuidado, na infância, por outras quatro.
    Sinto-me um privilegiado.
    O texto, é claro, já está na Revista Cerrado Cultural.
    Parabéns pela inspiração e pelo Dia Internacional da Mulher!
    Abraços,

    Paccelli.

    ResponderExcluir
  6. Vâninha minha querida Amiga! PARABÉNS!
    Tua "Homenagem à Mulher" é um Abraço de cumplicidade carinhosa de puro incentivo!
    És esta Mulher forte, corajosa, persistente, generosa, e possuidora desse fascínio que tão
    bem expõe no teu texto! Um Belo exemplo de Mulher!
    Grata por este precioso presente e tua queridíssima companhia Vâninha Linda!
    Grata pela energia terna e sorridente que recebo a cada vez que passeio por teu ninho rosa...
    Portal VMD...Um ninho que Amo muito mesmo!

    Beijinhos com Amor da Li sempre pertinho com o melhor dos meus sentimentos

    ResponderExcluir
  7. Mensagem da Escritora e Poeta Lilian Maial

    Maravilhosa crônica, amiga!!!
    Beijo para essa mulher fantástica que vc é!
    Lílian

    ResponderExcluir
  8. querida Vaninha, Parabéns pelo teu dia, parabéns por comemorá-lo com este belo textoe, presentear-nos com tua história e idéias além de ideais e lutas por dias melhores, hamonicos além de heróicos. Concordo contigo que foi a necessidade de sobrevivencia que impulsionou-nos e continua sendo o estímulo a perseverança.
    Bravos!
    abraços da tua leitora e amiga, virgínia

    ResponderExcluir
  9. Estimada Vânia Moreira Diniz, você é um ser ÚNICO, especial, além de grande Escritora, onde sua poesia,seus textos, sua cultura e acima de tudo sua solidariedade, é um fator predominante de sua distinta pessoa. Para você, minhas homenagens neste dia dedicação a Poesia!
    Com admiração e respeito, e agradecida,
    Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir