segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Entrevista concedida por Vânia Moreira Diniz


Projeto Mídia e Idéias
Vânia Moreira Diniz- Escritora Presidente da ALB/DF, cadeira nº1. Membro do Conselho Superior da ALB. Doutora em Filosofia Univérsica. Ph.I. Filósofa Imortal. Humanista. Gestora Cultural. Tenho 18 livros publicados.

Como você sente a arte de escrever, o que representa para você e quem te influenciou nesta arte?

Vânia- Sinto-a como uma necessidade premente, quase compulsiva e que pratico desde os 7 anos de idade e representa desde dessa idade minha principal realização.Meu avô, Raymundo de Monte Arraes era escritor e foi ele que me influenciou fortemente e é o meu patrono na vida literária.
Para conhecê-lo é só ir no link abaixo e terá mais detalhes.

Em 2010 qual tua atuação literária e quais os projetos para 2011?

Vânia- Em 2010 publiquei o livro de poemas “Letras da Vida”, tomei posse na Academia de Letras do Brasil/ Seccional Brasília como Presidente, e indiquei 19 escritores para a Academia, lancei muitos escritores, atualizei mais de 2000 poetas em meu portal, escrevi em 5 colunas como fazendo parte da equipe fixa, entrei em projetos para divulgação da literatura, atuei em meus grupos : de literatura e de pessoas especiais e fiz um trabalho social-literário nas cidades satélites de Brasília.
Em 2011 pretendo continuar esse intenso trabalho, publicar um livro e agora em fevereiro entrar no projeto salão do Livro latino americano que será realizado na UNB e depois disso seguir trabalhando como fiz todos esses anos.

Poesia, Letra de Música, Contos, Receita de Médico, enfim, qualquer texto, pode ser musicado, como propõe Anand Rao no Projeto Música Poética? Que achas desta loucura?

Vânia-Acho impressionante porque presenciei sua arte ontem no “Café com Letras” e fiquei envolvida pelo seu amor à música. Só assim se explica essa fantástica habilidade de conseguir num momento transformar em música poética qualquer texto. Arte. Arte e amor.

Qual a tua opinião sobre o trabalho do Anand Rao e o que esperas da tua participação no projeto Música Poética?

Vânia- Gostei muitíssimo. Não conhecia pessoalmente seu trabalho, mas ontem como um passe de mágica consegui absorver a sua potencialidade. Como poeta, ficarei emocionada com minha poesia entrelaçada a outra forma de manifestação artística.

Achas que o artista alternativo, independente, não famoso deve ser remunerado? Como estás vendo a remuneração destinada a você no Música Poética?

Vânia- Penso que tem que ser remunerada porque será o início da profissionalização do escritor. Tenho conviccção que a remuneração no Música poética poderá ser o início do reconhecimento da profissão.
Anand Rao costuma dizer que o show só vai encher se o poeta o divulgar pois, ele se apresenta muito e o público se dilui em suas apresentações. Como pretendes divulgar o Projeto e sua apresentação?

Vania – Com apenas dois dias para fazê-lo pretendo divulgar nos meus grupos e entre os escritores e leitores que tenho contato em Brasília. Meu portal é de divulgação e vou fazer uma chamada na página principal e também enviar para os sites que em trabalho.

Quem você indicaria para participar no Música Poética de 2011 como também, 2012?

Vânia –Abrigo em meu Portal escritores das mais diversas características e muito talentosos.Qualquer um deles poderá ser escolhido. Não cito alguns porque não gostaria de ser injusta. Aceitei o projeto e sei que ele fará justiça com escritores que merecem um trabalho tão meritório.

Alguma coisa ficou pendente que gostarias de colocar nesta entrevista?

Vânia – amei a literatura desde a minha infância. Por isso continuarei a escrever intensamente até o meu último suspiro como fez meu avô e patrono. E vou me integrar de corpo e alma nesse projeto também divulgando meus amigos que forem escolhidos para fazer esse trabalho. Só o aceitei porque vi a qualidade e a arte e dedicação de Anand Rao. Realmente talentoso e um artista ao primeiro olhar.

Assessoria de Imprensa
Projeto Música Poética

6 comentários:

  1. Comentário da Escritora e Poeta Virgínia Além Mar

    Parabéns Vaninha por tua participação neste importante evento. Que prossigam
    de mãos dadas, músicos, poetas e escritores em direção a novas conquistas.
    abraços de admiração e carinho, daqui do RS, tua virgínia

    ResponderExcluir
  2. Comentário da Poeta Ridamar Batista

    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vania!
    Que maravilha de evento.
    Sucesso!
    Um grande abraço.
    Rida

    ResponderExcluir
  3. Que beleza de Projeto Vâninha querida!
    Grata pelo convite!
    Torço para que o evento do dia 26 de janeiro seja um sucesso... repleto de alegria e energia positiva... Rico e emocionante eu sei que será,
    pois estará presente minha querida Poeta Ternurinha com sua impecável poesia
    para a felicidade de quem vai assistir!
    Parabéns Vâninha! Parabéns para o evento e Cd!

    beijinhos de super carinho da Li sempre te acompanhando de pertinho

    ResponderExcluir
  4. Lindo trabalho. E a poesia de minha irmã Vânia, merece ser divulgada em todas as formas artísticas. Parabéns para os dois, Vânia e Anand Rao. Assisti, na quarta-feira passada e fiquei bem triste de não estar em Brasília para poder estar presente neste evento. Mana, sou fã de seu trabalho, vc já sabe. bjs Cristina Arraes

    ResponderExcluir
  5. Grata Vaninha plo momento de encontro conosco através da bonita, pois sincera, entrevista. És sempre humilde e coerente, enfim encantas com talento com as palavras e atitudes,
    abraços afetuosos, tua virgínia

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa! Sucesso nobre Poetisa.
    abrçs
    Fina Flor

    ResponderExcluir